NATAÇÃO EM ÁGUAS ABERTAS SAIBA MAIS

3 meses ago 0

Natação em águas abertas pode ser uma ótima para você que deseja descobrir novas sensações aquáticas mesmo que nade em piscina interna ou aquecida.

Essa prática, como o próprio nome sugere, é um esporte ao ar livre. Lagos, mares ou rios, a água aberta oferece diversidade que é impossível encontrar em uma piscina.

 

Um esporte de emoções

A natação em águas abertas é um esporte que é praticado em um ambiente natural e geralmente envolve nadar longas distâncias que variam de um a dezenas de quilômetros. Tem sido um esporte olímpico desde os jogos olímpicos de 2008. No entanto, os 10 km é o único evento a ser incluído no programa olímpico.

Como você pode ver, a água aberta requer resistência, mas também tática. É muito importante entender como administrar seu esforço para que você não ceda depois dos primeiros metros. Você também deve saber que você não está fazendo voltas como em uma piscina, o que torna o exercício mais difícil, pois não há maneira de fazer uma pausa em águas naturais.

Além de andar sozinho, o vento, o frio, as ondas e a corrente são fatores importantes a serem levados em conta. A previsão do tempo, portanto, desempenha um papel fundamental na maneira como você pratica seu treino.

 

Benefícios múltiplos

A natação é um treino de corpo inteiro, uma fonte de benefícios para o corpo, a mente e para a saúde geral. Isto é particularmente verdadeiro para a natação ao ar livre.

De fato, a água fria contribui para a ativação da circulação sanguínea e fortalece o sistema imunológico. Sua temperatura também pode ter um efeito de entorpecimento que proporciona alívio da dor.

Ao nadar no mar, as vantagens são ainda maiores. A água do mar é conhecida por suas propriedades antidepressivas, anti-ansiedade e melhorar o humor. Além disso, a água salgada ajuda a descongestionar as vias aéreas.

Aliás, de acordo com inúmeros estudos, os nadadores do mar são supostamente mais felizes do que as outras pessoas questionadas.

Por fim, a natação em águas abertas permite que o corpo trabalhe em mais grupos musculares do que em uma piscina devido às correntes, tentando encontrar o equilíbrio e a necessidade de levantar a cabeça para respirar (pescoço, músculos internos do quadril e parte inferior das costas).

 

Segurança em primeiro lugar

Apesar de todos os benefícios que a natação “ao ar livre” pode oferecer, há algumas precauções que devem ser tomadas antes de ir para a sua primeira descida em águas naturais.

Mesmo se você quiser nadar tranquilo, opte por lugares que são supervisionados e só nade quando a água estiver calma. Tenha cuidado com o mau tempo!

A água fria pode afetar seu corpo. Se você entrar na água muito rapidamente e sem pensar, pode correr riscos cardiovasculares maiores e a hipotermia pode se instalar.

Certifique-se de definir a distância entre dois pontos que servirão de limite para você e nade ao longo da costa, nunca em direção ao mar aberto.

Evite as horas em que o sol é mais forte e use protetor solar. Cuidado também com desidratação e cãibras.

 

Equipamento para natação em águas abertas

Tal como acontece com a natação “indoor”, a água aberta é acessível a todos. O equipamento é, portanto, muito semelhante ao necessário para uma piscina.

Um maiô, óculos de natação e uma touca de natação serão necessários. Também pode ser útil aplicar graxa de ordenha para evitar possíveis irritações devido ao sol e para protegê-lo do frio.

Agora que você sabe um pouco mais sobre águas abertas, que tal treinar no mar?

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Boa prática!

FONTE DECATHLON https://souesportista.decathlon.com.br/natacao-em-aguas-abertas/

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