Projeto Nadando Pelos Cartões Postais – 9 dicas para melhorar sua natação em águas abertas

1 mês ago 0

por Ana García – Planeta Triathlon

Quer melhorar a sua natação em águas abertas e não sabe como?  9 erros que, do nosso ponto de vista, identificamos como típicos e que cometemos continuamente quando nadamos em águas abertas. Mas não entre em pânico, também iremos informá-lo sobre como resolvê-los.

 

Óculos embaçados

Quando você está nadando em água fria seus globos oculares aquecem o ar dentro dos óculos, fazendo com que o ar se condense quando os óculos entram em contato com a água fria. Existem diversos produtos que passados na lente interna dos óculos evitam o embaçamento.

 

Nadando em círculos

Se você está nadando em um lago em um dia de paz e tranquilidade e não consegue seguir uma linha reta, sinto muito, mas a culpa é sua. Sei que pode parecer severo, mas sejamos claros, se as condições externas forem ótimas, o único motivo é você.

Na maioria das vezes, nossa tendência é nadar na direção oposta da qual respiramos. Isso é muito normal porque nos apoiamos no braço que estendemos enquanto respiramos. Por exemplo, quando você respira para a esquerda, o braço direito empurra para baixo e sua cabeça fica fora do eixo central para poder respirar facilmente.

O braço estendido permanece reto enquanto você empurra para baixo, mas depois se desvia do eixo central quando você respira novamente. Causando rotação excessiva e desequilíbrio no eixo central. Nós vamos mal.

Para resolvê-lo, basta lembrar a terceira lei do movimento de Newton, que todos aprendemos na escola: toda ação é sempre oposta por uma reação igual, mas oposta .

Empurre a água com seu corpo em uma direção e uma reação ocorrerá na outra direção. Continue assim e você acabará fazendo círculos. Mas não se preocupe, tem uma solução. Não se apoie no braço estendido ao respirar. Sei que é mais fácil falar do que fazer, mas com uma roupa de neoprene por cima vai custar menos porque você flutua mais.

Mantenha as pontas dos dedos olhando para baixo durante a fase subaquática, mas sem quebrar o pulso. O pulso deve estar firme e as mãos relaxadas. Lembre-se de que suas mãos não são pás, elas são sensíveis. Mãos relaxadas permitirão que você sinta o peso da água, e sentir a água é igual à propulsão. Se você não sente o peso da água, está perdendo a aderência a cada braçada.

Imagine que você estivesse nadando sobre um recife de coral que está cerca de 30-50 cm abaixo de você. Certifique-se de que os dedos dos pés estão logo acima do coral e mantenha os cotovelos para cima. Mantenha as palmas das mãos voltadas apenas para a direção oposta que deseja ir.

A maioria dos locais onde você pratica natação em águas abertas está localizada em lagos onde você pratica esqui aquático. Nestes lagos existem cabos abaixo da superfície que conectam algumas bóias a outras. Experimente nadar nos cabos por um tempo para definir um ritmo de natação.

Em seguida, feche os olhos por seis a oito braçadas (com os olhos fechados, seus sentidos são intensificados) e veja se você é capaz de seguir um caminho reto.  Gradualmente, tente aumentar o número de braçadas com os olhos fechados até obter uma linha reta por 20 braçadas seguidas.

 

Ansiedade de águas abertas

Já aconteceu com todos nós mais de uma vez. Aquela sensação de medo de se ver nadando em águas abertas. A água gelada, o neoprene que te oprime e você se sente espremido no mar aberto, não dá para ver além do nariz, as ondas quebram na sua cara. E o mundo subaquático? O que estará lá embaixo? Tubarões?

A lista de coisas que podem vir à mente é interminável.

Podem parecer infantis, mas não são, já aconteceu com todos nós, garanto-lhe. Imagine começa