Resiliência é a arma que pode ajudá-lo a ser um vencedor

6 meses ago 0

Por SwimSwam de GIUSY CISALE
Grit, força mental, força de espírito. Podemos dar muitos nomes, mas é essencial para o sucesso da natação. É por isso que a resiliência fará a diferença.
Imagine por um momento que você é o maior nadador da história do nosso esporte. Você ganhou 8 medalhas de ouro em Pequim, o desempenho mais dominante na história das Olimpíadas. Na sua primeira grande competição depois dos Jogos, 43 Recordes Mundiais foram gravados em seu esporte. Seus oponentes usavam trajes  cobertos da cabeça aos pés.

Na noite anterior, o seu rival nas 100 borboleta, que venceu em Pequim, baixou o seu recorde mundial nas semifinais.
Agora imagine que enquanto você está se aquecendo para a final, apenas uma hora antes de entrar na prova, você entrará em confronto com outro nadador. O acidente é tão violento que você quebra seus óculos e fica com a visão embaçada.
Esta foi a situação que Michael Phelps enfrentou em uma noite de agosto em Roma, em 2009, no Campeonato Mundial da FINA.
Alguns nadadores teriam se abatido. Em vez disso, Phelps levantou-se e se tornou o primeiro homem a tocar com menos de 50 segundos os 100 metros borboleta. Ele ganhou o ouro e reivindicou seu recorde mundial. Phelps, apesar do que estava acontecendo ao seu redor, conseguiu sair e nadar para um nível mais alto.
Naquela noite em Roma, Phelps mostrou ao mundo o significado de resiliência.

Veja como você pode obter algumas dessas coisas doces.

RESILIÊNCIA: A CAPACIDADE DE UTILIZAR MOMENTOS DIFÍCEIS PARA A EXCELÊNCIA
Uma das características comuns das amostras é que elas são resilientes. Eles experimentaram adversidades e desafios significativos em sua busca para valorizar seus talentos naturais e seus dons genéticos. Graças a isso eles se tornaram campeões.
Phelps teria sido o campeão se não houvesse adversidades consistentes? Eu não tenho tanta certeza. Adversidade e capacidade de recuperação que se desenvolvem de acordo trazem o melhor.
Essencialmente, a adversidade tem uma maneira de levar os atletas de elite a fazer melhor , não pior.

Lembre-se dessas histórias:
O atleta que perdeu um ente querido e, posteriormente, reacendeu seu amor pelo esporte, conquistando no final uma medalha de ouro olímpica muito procurada;
O nadador que é negado de tempos em tempos e persiste até que acabe mal sucedido;
O nadador no revezamento que, contra todas as probabilidades aparentemente impossíveis, chega e ultrapassa o detentor do recorde mundial nas Olimpíadas.
Esses momentos de brilho surgem da adversidade.
Comumente, os nadadores verão a adversidade ou um revés doloroso como prova de que não são dignos.

Parece simples, até um clichê, mas é verdade:
O QUE NÃO TE QUEBRA, TE FAZ MELHOR.
Não é que os nadadores de elite não experimentem o mesmo desapontamento e frustração quando as coisas se desfazem: é a maneira pela qual eles redirecionam sua raiva e concentração que fazem a diferença.

COMO DESENVOLVER UMA MENTALIDADE RESILIENTE
A mentalidade de um nadador faz parte do processo genético e ambiental. Não importa onde estejam seus níveis de resiliência nos dias de hoje, há coisas que você pode fazer para aprimorar sua resiliência.
Aqui estão algumas ideias.

1. TOMAR MOMENTOS AVANÇADOS COMO UMA OPORTUNIDADE PARA DESENVOLVER UMA VANTAGEM COMPETITIVA .
A atitude que você toma com você no deck da piscina tem uma maneira de incorporar seu potencial de sucesso.
Se você chegar perto do set em treinamento pensando ” Aposto que meu oponente não está fazendo esse set “, você está criando uma vantagem competitiva que se acumula toda vez que você aparece para aquele treino extra.
Uma das convicções do pilar de Michael Phelps e seu treinador Bob Bowman foi um simples compromisso de fazer o que ninguém mais estava disposto a fazer.
Isso significava treinar todos os dias durante cinco anos consecutivos antes dos Jogos de Pequim. Significa treinar durante as férias, incluindo o Natal e o seu aniversário. A confiança que vem deste tipo de abordagem “all in” é impossível de falsificar.

2. ENCONTRE SITUAÇÕES PARA MOSTRAR RESILIÊNCIA.
O problema de querer ser mais resiliente é que só queremos ser mais resilientes quando as coisas estão indo do nosso jeito, quando é fácil. O treinamento está indo bem, não há surpresas ruins e o progresso que estamos fazendo está sob nosso controle.
É quando as coisas dão errado que é importante pensar: ” Agora sou flexível! “
Você precisa praticar. Você tem que treinar e se levantar. Você precisa enfrentar retrocessos, exercícios estressantes, lesões, com a mesma atitude e se fazendo a mesma pergunta: ” Como posso fazer disso a melhor coisa que aconteceu comigo? “
Uma coisa que possuía todos os campeões foi a disposição de enfrentar e superar os desafios. Não importava o que estivesse diante deles, eles lidariam com tudo o que tinham.

3. USANDO MOMENTOS DE IRRITAÇÃO PARA FORTALECER OS MÚSCULOS DE RESILIÊNCIA.
A capacidade de recuperar não deve sair apenas em momentos negativos: uma lesão no ombro, uma corrida ruim, um treinamento ruim.
Mas a resiliência não é algo que você usa de vez em quando. É uma habilidade, algo que afeta todos os dias no treinamento e na vida.
Resiliência é necessário para uma ampla gama de eventos e fatores de estresse: a partir de pequenos problemas diários (ter que compartilhar uma pista de 25 metros, com mais dez nadadores) até que a dor na vida real (perda de um ente querido, uma lesão grave).
Treine suas habilidades de recuperação com as mini-frustrações que você experimenta na piscina . Como você reage a pequenos incômodos e desafios? Esqueça parte do equipamento, você colide com outro nadador, você se sente pesado no aquecimento.
Use esses pequenos momentos como treinamento para resiliência.

A RESILIÊNCIA ESTÁ EM SEUS PENSAMENTOS.
Assista aos contratempos como uma oportunidade.
Para nadadores de elite, isso faz parte da equação. A outra parte é a capacidade de entender que a resiliência é uma decisão de sua preferência . Não é sobre o treinador, seus pais ou outros nadadores.
Por exemplo, se você tiver que disputar uma final e ver seu oponente aquecer como um louco, faça exercícios secos e ande com segurança, o que você está fazendo?
Você acha que nunca pode vencê-lo?
O nadador resiliente, reconhecendo que a competição, sendo parte de algo sobre o qual não tem controle, não se concentra nele, mas em si mesmo.
“Rilassiamoci. Você se lembra da última corrida em que você nadou tão enérgico e sem erros que você esmagou o PB? “
Resiliência vem de seus pensamentos, não das pessoas ao seu redor. Vem do foco nas coisas que você controla: essa é a potência máxima.

VOCÊ PODE TER GRANDES BENEFÍCIOS DE SUAS LUZES, SE VOCÊ ESCOLHER.
Estamos acostumados a ver os campeões em pódios, quando tudo parece bonito e perfeito.
Nós não vemos as lutas, as frustrações, as derrotas e as feridas. Tudo o que vemos é uma performance épica.
Como resultado, podemos erroneamente supor que sua jornada para o ápice do mundo da natação foi direta. Mas não é assim.
Por trás dos sorrisos, dos recordes mundiais e das medalhas, há uma história de superação de derrotas, de contratempos dolorosos. Inúmeros momentos de dúvida e conjuntos exaustivos que dobram sua segurança ao ponto de quebrar.
Mas enterrados nesses dolorosos contratempos e momentos de frustração, há as sementes daquilo que eles freqüentemente atribuirão o mérito da vitória .
A derrota pode derrubá-lo.
A lesão pode fazer você se sentir no final de sua carreira.
Mas você é mentalmente mais forte do que pensa .

OLIVIER POIRIER-LEROY
Olivier Poirier-Leroy é um ex-nadador de nível nacional. Ele é o editor do YourSwimBook, um registro de dez meses para nadadores profissionais. Ele também é o autor do livro de exercícios de treinamento mental publicado recentemente para nadadores experientes, Conquer the Pool: Guia definitivo do nadador para uma mentalidade de alto desempenho. Combine pesquisas psicológicas esportivas, planilhas e anedotas e exemplos do passado e do presente da Olympus para dar aos nadadores tudo o que eles precisam para conquistar o lado mental deste esporte.

Foto atual via Mike Lewis / Ola Vista Photography
Traduzido por Google Tradutor
Original https://swimswam.com/la-resilienza-arma-puo-aiutarti-essere-vincente/?fbclid=IwAR3Y1aTEE4aUDNodm_a_rHVHvA6j9wjbuw42dbwOUOzi-vcXT0qpeKXTQ7g

 

O Portal Francisswim.com.br promove diversas ações e projetos visando inclusão social e responsabilidade ambiental que são compartilhadas em nossas plataformas de redes sociais.
Social Responsability
The Francisswim.com.br Portal promotes diverse actions and projects aiming at social inclusion and environmental responsibility that are shared in our platforms of social networks.

Saiba mais sobre a Casa de Apoio Madre Ana
A Casa de Apoio Madre Ana proporciona um acolhimento digno a pacientes pediátricos e adultos portadores de câncer, transplantados, com problemas cardíacos, dentre outros, juntamente com seus acompanhantes vindos do interior do Estado e de outros estados brasileiros. São pessoas de baixa renda que necessitam de um suporte integral durante o período do seu tratamento na Santa Casa.
Os hóspedes recebem moradia, alimentação, material de higiene e conforto espiritual sem nenhum custo. Tudo com um único objetivo: aumentar as chances de cura dos nossos pacientes assistidos.
O leitor do site Francisswim.com.br que quer contribuir pode clicar na logomarca da Casa de Apoio Madre Ana e adicionar uma doação. Além disso, também é possível ser doador mensal para tanto, basta acessar o link: https://goo.gl/cK5wHb

Saiba mais sobre o Banco de Alimentos
O Banco de Alimentos atua como um gerenciador de desperdícios administrando três operações: coleta de doações, armazenamento, e distribuição qualificada de alimentos para entidades beneficentes, tais como creches, asilos, lares de excepcionais, entre outras ongs. A Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul possui 23 Bancos de Alimentos associados no Estado, os quais doam mais de 500 toneladas de alimentos para 900 instituições, todos os meses. Além da doação de alimentos, desenvolve projetos de nutrição em parceria com as principais universidades Gaúchas, levando mais Segurança Alimentar e Nutricional para as pessoas atendidas nas entidades beneficentes. Participe dessa luta contra a fome e a miséria, entre em contato com o Banco de Alimentos! Telefone: 51-3026.8020 – E-mail: bancodealimentos@bancodealimentosRS.org.br.
Site para maiores informações: http://www.redebancodealimentos.org.br/Inicial